quarta-feira, 15 de julho de 2009

Energia: Importância Mundial

Conciliar um futuro sustentável com o aumento da produção de energia é, na opinião de especialistas e governos, um dos maiores desafios da Humanidade neste século. O crescimento econômico e a redução da pobreza demandam um aumento da oferta de energia. No entanto, a utilização de combustíveis fósseis, para atender a esse crescimento pode tornar ainda mais dramático o aquecimento da Terra.

Segundo um estudo do
Departamento de Energia dos EUA, com o atual nível de crescimento econômico mundial, a demanda por energia no planeta tende a subir cerca de 2,5% ao ano. Se nada for feito para substituir o uso do petróleo, por exemplo, em 2030 as emissões de dióxido de carbono na atmosfera poderão ser 50% superiores às atuais.

A solução está na busca da eficiência energética e no desenvolvimento de tecnologias limpas, ecologicamente sustentáveis. Muitas são as alternativas em estudo. Algumas em estágio mais avançado, como os biocombustíveis e o uso de hidrogênio, largam na frente como possíveis substitutos em larga escala dos combustíveis fósseis, apesar das críticas que recaem sobre elas. Mas outras tecnologias, como a eólica (que capta energia dos ventos) e a solar também avancam nas pesquisas, indicando que o mundo pode ter no futuro não mais uma ou duas grandes matrizes energéticas, e sim muitas, adequadas às condicões de cada região.

(Baseado no livro: "Salve o Planeta".)


Baseado nisso, nossas próximas postagens relataram sobre os tipos de fontes energéticas existentes, ou que podem vir a existir; seus benefícios e malefícios para o planeta e, consequentemente, para a humanidade.

Bruna Rojas =)


Um comentário: