segunda-feira, 27 de julho de 2009

Energia Biogás

Biogás é um tipo de mistura gasosa de dióxido de carbono e metano produzido naturalmente em meio anaeróbico pela acão de bactérias em matérias orgânicas que são fermentadas dentro de determinados limites de temperatura, teor de umidade e acidez.
Pode ser produzido artificialmente com o uso de um equipamento chamado biodigestor anaeróbico.
O metano, principal componente do biogás, não tem cheiro, cor ou sabor, mas os outros gases presentes conferem-lhe em ligeiro odor desagradável.
É
classificado como biocombustível por ser uma fonte de energia renovável. Pode ser utilizado para geracão de energia elétrica, térmica ou mecânica em uma propriedade rural, contribuindo para a reducão dos custos de producão.
O Brasil é um dos países que tem grande potencialidade para a instalacão de biodigestores e o aproveitamento
da energia por eles. Para isso, estão sendo realizados inúmeros estudos relacionados à viabilidade técnica e econômica do biogás, em especial na cidade de São Paulo, mas os resultados demonstram que no aproveitamento do lixo urbano visando ao abastecimento de gás doméstico para a populacão desse tipo de fonte aparentemente é mais adequado para o uso descentralizado, em pequena escala, e não nos grandes centros urbanos. O biogás pode ser utilizado no funcionamento de geradores, motores, geladeira, aquecedor de água, lancador de chamas e na substituicão do gás liquefeito na cozinha.

Curiosidade:
Em Oslo, na Noroega, as pessoas levam a sério a reciclagem de materiais e a questão do desperdício de combustíveis fósseis: 80 ônibus, em fase experimental, serão movidos a material fecal humano. Os ônibbus serão equipados com máquinas que transformam o esgoto em gás metano. O metano funcionaria como combustível, movendo o motor do ônibus, impulsionando o veículo.

Janine!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário