quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Energia Solar

O sol é fonte de energia renovável, o aproveitamento desta energia tanto como fonte de calor quanto de luz, é uma das alternatias energéticas mais promissoras para enfrentarmos os desafios do novo milênio. A energia solar é abundante e permanente, renovável a cada dia, não polui e nem prejudica o ecossistema; entretanto, apesar dessas vantagens, ela apresenta desvantagens: a exigência de altos investimentos para o seu aproveitamento e a dificuldade de armazenamento da energia.

Apresenta, basicamente, duas maneiras para fazer o usa dela:

  • Através de coletores solares que são aquecedores de fluídos (líquidos ou gasosos) e são classificados em coletores concentradores e coletores planos em função da existência ou não de dispositivos de concentração da radiação solar. O fluído aquecido é mantido em reservatórios termicamente isolados até o seu uso final (água aquecida para banho, ar quente para secagem de grãos, gases para acionamento de turbinas, etc.).
  • Através de painéis solares, formados por células fotovoltáicas, que transformam a energia solar em energia elétrica ou mecânica; porém, atualmente o custo das células fotovoltáicas é um grande desafio para a indústria e o principal empecilho para a difusão dos sistemas fotovoltaicos em larga escala.

Os países que mais produzem energia solar são Japão, Estados Unidos e Alemanha. Já no Brasil, ela não é a principal fonte de energia e está longede ser; porém teve um impulso notável no país, através de projetos privados e governamentais.


Curiosidades:

  • Empresa Samsung cria um celular movido a energia solar (não a data de lancamento), o modelo é feito com plático reciclado PCM extraído das garrafas pet.

Franciele ;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário