quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Energia Hidráulica


É a energia proveniente do movimento das águas. Ela é produzida por meio do aproveitamento do potencial hidráulico existente num rio, utilizando desníveis naturais, como quedas de água, ou artificiais, produzidos pelo desvio do curso original do rio.

Normalmente constroem-se diques que represam o curso da água, acumulando-a num reservatório a que se chama barragem. Esse tipo de usina hidráulica é denominado Usina com Reservatório de Acumulação. Em outros casos, existem diques que não param o curso natural da água, mas a obrigam a passar pela turbina de forma a produzir eletricidade, denominando-se Usinas a Fio de Água.

Quando se abrem as comportas da barragem, a água presa passa pelas lâminas da turbina fazendo-a girar. A partir do movimento de rotação da turbina o processo repete-se, ou seja, o gerador ligado à turbina transforma a energia mecânica em eletricidade.

Os impactos da construção de respresas são relativamente bem documentados para muitas bacias hidrográficas. Estes impactos estão relacionados ao tamanho, volume, tempo de retenção do reservatório e localização geográfica do rio. Os principais impactos detectados são:

  • inundação de áreas agricultáveis;
  • perda de vegetação e da fauna terrestres;
  • interferência na migração dos peixes;
  • interferências no transporte de sedimentos;
  • problemas geofísicos devido a acumulação de água foram detectados em alguns reservatórios, entre outros.

(Fonte: Águas Doces no Brasil - Capital Ecológico, Uso e Conservação. 2.° Edição Revisada e Ampliada. Escrituras. São Paulo - 2002. Organização e Coordenação Científica: Aldo da C. Rebouças; Benedito Braga. Capítulo 05 - Ecossistemas de Águas Interiores. José Galizia Tundisi, Takako Matsumura Tundisi e Odete Rocha. Páginas 171 - 176).

A energia hidráulica é uma fonte renovável, limpa e há baixo custo na geração de energia através desta fonte.

No Brasil a principal fonte de energia é a Hidráulica, isso devido as características físicas e geográficas que o país apresenta, sendo privilegiado em recursos hídricos; assim, cerca de 95% da energia elétrica brasileira provém de rios. O país apresenta 158 usinas em funcionamento, outras 9 usinas estão em construção e existem 26 outorgadas (com permissão para serem construídas).

Em termos mundiais, a maior hidrelétrica é a usina de Três Gargantas, situada no rio Yang-Tsé (rio Azul), na China. Três Gargantas tem uma capacidade de produzir 85 bilhões de KWh. A hidrelétrica de Itaipu ocupa, atualmente, o segundo lugar; pertence ao Brasil e ao Paraguai e está situada no rio Paraná. Itaipu responde por 20% da demanda nacional e 95% da demanda paraguaia de energia elétrica.

Ana Paula
=D


Nenhum comentário:

Postar um comentário