sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Energia das Marés


A energia das marés ou energia maremotriz, é uma forma de geração de eletricidade obtida a partir das alterações de nível das marés, através de barragens (que aproveitam a diferença de altura entre as marés alta e baixa) ou através de turbinas submersas (que aproveitam as correntes marítimas).
Atualmente, o sistema mais difundido é o de barragens: são construídos diques que captam a água durante a alta da maré. Esta água retida é então liberada durante a baixa da maré, passando por uma turbina que gera energia elétrica. O dique se esvazia, aguardando uma nova alta da maré para novamente repetir o processo.
Semelhante às Hidroelétricas, é uma fonte de energia não poluente. Contudo, necessita de fortes correntes marinhas ou grande variação de marés, o que restringe muito os locais onde ela pode ser implementada.

Como obter energia das ondas?
As ondas possuem energia cinética devido ao movimento da água e energia potencial devida à sua altura. Energia eléctrica pode ser obtida se for utilizado o movimento oscilatório das ondas. No entanto existem problemas na utilização de centrais de energia das ondas, que requerem cuidados especiais: as instalações não podem interferir com a navegação e têm que ser robustas para poder resistir às tempestades, mas ser suficientemente sensíveis para ser possível obter energia de ondas de amplitudes variáveis. A maioria das instalações existentes é de potência reduzida.

Curiosidade:
Energia das marés no Rio de Janeiro: Com ondas perfeitas não tão altas, porém permanentes e um potencial de 15 kW/m a 26 kW/m apenas no litoral do Rio de Janeiro, o Brasil está buscando, através da experiência dos portugueses, novas alternativas de geração de energia limpa e renovável que poderão vir do mar. Portugal instalou, no arquipélago dos Açores, a sua primeira central, de 400 kW, suficientes para atender 10% do consumo da população local.

By....

Ana Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário