terça-feira, 8 de setembro de 2009

Petróleo


O petróleo começou a ser explorado com a perfuração de campos em meados do século XIX. A partir de então, a indústria petrolífera teve uma expansão nunca vista na história, principalmente nos EUA e na Europa, sendo o motor de uma revolução nos transportes e nos mais diferentes campos da vida humana. O petróleo passou a ser utilizado em grande escala após a invenção dos motores a gasolina e a óleo diesel.

Durante muitas décadas, foi o grande propulsor da economia internacional, chegando a representar, no início dos anos 70, quase 50% do consumo mundial de energia primária. Embora declinante ao longo do tempo, sua participação ainda representa cerca de 45% do consumo, segundo a Agência Internacional de Energia, e pode manter-se expressivo por várias décadas, o que é uma grande fonte de preocupação para ambientalistas.

Além de predominante no setor de transportes, o petróleo ainda é a principal fonte para a geração de energia elétrica em diversos países do mundo, mas esta energia não é renovável, ou seja, um dia ela irá acabar, pois o petróleo é produzido em condições especiais de temperatura e pressão por milhões de anos.

O petróleo é uma mistura de milhares de substâncias diferentes, em sua grande maioria hidrocarbonetos. Este combustível é hoje responsável por grande parte da energia que supre os meios de transporte e indústrias, e é o componente básico da indústria petroquímica, na qual são usadas em vários ramos das atividades industriais.

Geralmente, a queima de derivados do petróleo produz compostos como CO2 e H2O, no entanto, não são só eles, existem diversos outros compostos que se formam na queima não completa do combustível, além de derivados de enxofre, tais como SO2, SO3, que são responsáveis pela chuva ácida.

O petróleo é a principal fonte de energia, mas serve também como base para a fabricação dos mais variados produtos, dentre os quais destacam-se: benzinas, óleo, diesel, gasolina, alcatrão, plásticos e até mesmo medicamentos. Já provocou muitas guerras, e é a principal fonte de renda de muitos países, sobretudo no Oriente Médio.

No Brasil, temos a Petrobrás, que é uma das empresas petrolíferas mais bem vista no mundo.


Janine =D



Nenhum comentário:

Postar um comentário